·

Roteiro Serras de Aire e Candeeiros: O melhor em meio dia

A proposta, é um roteiro de meio dia em direcção às Serras de Aire e Candeeiros, mais concretamente à Pia do Urso, um dos lugares mais pitorescos e encantadores de Portugal.

Table of Contents

Nem só de viagem longas se faz a descoberta e a exploração. Viver uma aventura mototuristica, não tem como condição inerente embarcar numa rota com inúmeras etapas, cruzando fronteiras, ou sem olhar ao limite de tempo. Muitas vezes, basta olhar para o que nos está mais próximo e simplesmente ir.

A verdade, é que todos estamos limitados por um dos factores mais condicionantes de todos – o tempo. Ainda assim, ele não é um obstáculo incontornável. É só mais um factor entre todos os outros. É limitado, e não o podemos controlar, mas podemos e devemos escolher a forma como o aproveitamos e acima de tudo vivemos.

A proposta, é um roteiro de meio dia em direcção às Serras de Aire e Candeeiros, mais concretamente à Pia do Urso. Na verdade é um roteiro com regresso livre, mas se for iniciado pela manhã permite, após o almoço várias opções interessantes. Mas isso deixamos para mais tarde.

Serras de Aire e Candeeiros
MRC – Moto Riders Crew

A Rota em GPX

Para já basta-lhe saber ao que vamos e o que podemos encontrar pelo caminho. Para isso, descarregue a rota em ficheiro em GPX carregando no link ou na imagem abaixo, e utilize este roteiro para preparar o seu trajecto.

GPX Serra Daires e Candeeiros - Pia do Urso

O ficheiro pode ser carregado no seu sistema de navegação preferido, seja num navegador por GPS, ou no seu smartphone. Para smartphones Android recomendamos a aplicação Osmand, já no caso do sistema iOS da Apple, a aplicação que preferimos é o Scenic.

Roteiro Serras de Aire e Candeeiros – Descobrir Pia do Urso

Serras de Aire e Candeeiros – Pia do Urso – Roteiro 1/2 Dia -184km


São Pedro de Penaferrim/Sintra – Lagoa Azul – Malveira da Serra – Cabo da Roca – Colares – São João das Lampas – Mafra – Tapada de Mafra – Torres Vedras – Bombarral – Rio Maior – Mira de Aire – (Serras de Aire e Candeeiros) – Pia do Urso


Ponto de Partida: São Pedro de Penaferrim

O nosso ponto de partida sugerido é São Pedro de Penaferrim, uma vila encantadora situada no sopé da Serra de Sintra, normalmente referida apenas por São Pedro de Sintra.

Sintra dispensa apresentações, e nos dias que correm até é complicado desfrutar de tudo o que tem para oferecer pela quantidade massiva de turistas que diariamente se lançam na tentativa de descoberta dos seus encantos.

Para que não perca o dia todo numa mera tentativa (por experiência própria lhe digo), propomos-lhe que deixe o centro histórico de Sintra para outra altura, e aproveite a beleza e a conveniência de São Pedro para tomar um café num dos agradáveis espaços existentes e lançar-se à descoberta de um dia que terá muito para contar. Faça-o sozinho ou em grupo.

Ao Longo do Trajecto

Siga para sul até encontrar a saída para a N9-1, mais conhecida como a Estrada da Lagoa Azul. Para além da lagoa que lhe dá nome, é uma estrada panorâmica que nos conduz por colinas ondulantes e florestas exuberantes. A beleza desta estrada é a introdução perfeita para o que está à nossa frente, e para nos levar até à Malveira da Serra.

A partir deste ponto, siga pela EN247 em direcção a Colares. A EN247 é uma das estradas mais escolhidas para um passeio de fim de semana. As curvas pronunciadas, as vistas soberbas, e a presença do ponto mais Ocidental da Europa Continental – o Cabo da Roca – são atractivos suficientes para que se tenha tornado uma espécie de tradição mototuristica. Se nunca foi ao Cabo da Roca, não perca esta oportunidade de contemplar as falésias escarpadas e esculpidas pela força das ondas do Oceano Atlântico.

A próximo waypoint, é como já vimos, Colares. Daqui, siga em direcção a Mafra, passando por São João da Lampas.

Mafra é famosa pelo majestoso Palácio Nacional de Mafra, uma jóia arquitetônica do século XVIII. Se pensar em transformar o seu próprio passeio num roteiro de mais tempo, não deixe de visitar este palácio impressionante.

Palacio Nacional de Mafra

A Tapada de Mafra, um antigo terreno de caça real em que ainda hoje é possível encontrar veados e outros animais, oferece uma experiência de condução excepcional entre as arvóres verdejantes.

Torres Vedras é uma cidade rica em história, onde você pode explorar monumentos que narram as histórias da importância histórica de Portugal. Passeie pelas ruas e absorva a atmosfera encantadora.

O roteiro leva-nos a uma parte das famosas “Curvas do Bombarral“. Uma parte emocionante do percurso, tradicionalmente muito apreciada pelos motociclistas, que oferece a oportunidade de desfrutar das curvas sinuosas e paisagens pitorescas. “Para degustar com moderação” é o rótulo que acompanha esta secção, muito à semelhança dos vinhos pelos quais a cidade do Bombarral é conhecida.

Após o Bombarral, a nossa viagem oferece uma visão de áreas mais rurais e interiores de Portugal. Rio Maior e Alcanede, abrem o caminho até Mira de Aire e ajudam a vincar o contraste paisagistico que irá sentir na chegada às majestosas Serras de Aire e Candeeiros.

Serras De Aire e Candeeiros

As Serras de Aire e Candeeiros estendem-se por uma vasta área que abrange parte dos concelhos de Leiria, Rio Maior, Torres Novas e Tomar, proporcionando uma diversidade incrível de paisagens. Uma das suas princípais características é a sua composição geológica, ou não ocupassem grande parte do Maciço Calcário Estremenho. Com formações rochosas calcárias que se estendem por toda a região, as Serras de Aire e Candeeiros são marcadas por grutas, lagoas e desfiladeiros espetaculares.

Serras De Aire e Candeeiros

O Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, abriga diversas cavernas e grutas fascinantes, incluindo as famosas Grutas de Mira de Aire, que são das maiores cavernas subterrâneas do mundo. Para além disso é uma zona rica em história, arqueologia, e cultura. Tão depressa encontrará sinais da presença humana ao longo dos tempos, como também poderá visitar locais cujos vestígios remontam a épocas ainda mais antigas – como as Pegadas de Dinossauros de Vale de Meios, ou o Monumento Natural das Pegadas de Dinossauro.

Grutas de Mira de Aire
Grutas de Mira de Aire

Pia do Urso: Uma Pérola Escondida no Coração do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

No final da seu roteiro, chegará a um dos lugares mais pitorescos e encantadores de Portugal:

Pia do Urso, é uma aldeia situada no coração do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. Foi recentemente recuperada, e a beleza das suas casas em pedra e madeira não passa despercebida a por quem lá passa. O seu nome peculiar é devido a uma formação rochosa natural que se assemelha a uma “pia”, e á lenda que lhe está associada. Conta-se que, na altura em por toda península ibérica existia uma grande população de ursos, este era o local onde um urso que habitava nas redondezas vinha beber água.

Não deixe de visitar o Moinho da Pia do Urso, e o Eco-parque Sensorial, que inclui um centro de acolhimento e interpretação, e que pode ser o local de uma refeição ao ar livre.

Sugestão de Restaurante


Restaurante Piadussa

Castelo de Alcanede

Sugestões de visitas no caminho de regresso

Como dissemos no início, o roteiro não abrange o regresso, deixando-o totalmente livre para decidir o seu trajecto consoante o tempo e a disponibilidade que tenha.

Ora isso não quer dizer que não lhe façamos algumas sugestões, portanto, aqui ficam:

Regresso a Lisboa

Sugerimos uma volta circular pela região, antes de rumar a sul e reencontrar o trajecto de ida em Torres Vedras.


Pia do Urso – Fátima – Batalha – Porto de Mós – Alcobaça – Óbidos – Torres Vedras – Lisboa


Leave a Comment

Scroll to Top
2wheelsonroad
Login to 2WheelsOnRoad